[__]

Médico S.A: conhecimentos de gestão como diferencial

Por:

Márcio de Souza

- 08/08/2020

conhecimentos de gestão

Foi-se o tempo em que os médicos se preocupavam apenas em decidir em qual região do país iriam atender e, posteriormente, se criariam uma empresa ou iniciariam sua carreira como pessoa física. O mundo dos negócios na área da Saúde está mudando e fica cada vez mais clara a necessidade de conhecimentos de gestão.

Acredito que estamos em uma fase de transição, com muita colaboração da tecnologia, seja em equipamentos médicos, em softwares de gestão e no próprio marketing, cada vez mais digital – fase que, finalmente, quebrou o paradigma na Saúde, que consistia em não ver o consultório, a clínica, como um negócio.

Como fiquei surpreso quando comecei a ser convidado para falar sobre gestão e marketing médico nas faculdades de Medicina, a pedido dos próprios alunos! Eles estão cada vez mais “antenados” e conscientes de que não há espaço para testes quando o assunto é empreendedorismo, envolvendo suas próprias carreiras.

É um passo a mais na evolução da gestão na saúde no Brasil, onde novas demandas em consultório levarão a novos produtos e serviços em busca da excelência no atendimento, otimização de recursos e, consequentemente, o lucro.

Conhecimentos de gestão: desafios na carreira

Hoje em dia, o médico sabe que ele não tem sua marca; ele é sua própria marca e sua equipe reflete seus serviços. O público-alvo percebe os benefícios e diferenciais e forma uma opinião com a soma desses itens.

Trata-se de um desafio a mais em uma carreira que não permite meio-termo, onde cada matéria estudada, cada congresso ou pesquisa significa uma etapa vencida na evolução da saúde e na qualidade de vida humana.

Ter conhecimentos de gestão pode ser um diferencial, como saber como andam as finanças, saber manter talentos e relacionar-se de forma ética com pacientes. Dessa forma, só uma gestão efetiva pode trazer informações estratégicas e auxiliará o médico a tomar decisões para o bom andamento do consultório.

Para isso, não bastam relatórios, é preciso interpretá-los. Não basta um bom software, é preciso extrair dele dados que gerarão informações importantes. Não basta uma equipe de atendimento com um belo uniforme se não estiverem preparadas para acolher os pacientes.

Enfim, o médico como empresário precisa cercar-se de tecnologia e de pessoas capazes de conduzir o negócio. A vantagem é que, hoje em dia, há vários mecanismos auxiliares na gestão, além, claro, de cursos específicos que ajudem nessa trajetória.

É preciso equilibrar as atenções entre o marketing e a eficiência no atendimento, equipamentos de ponta e a real utilidade (qual é a relação custo-benefício)? Quantos pacientes serão beneficiados com o equipamento, mesmo percebendo ou não? Qual é a taxa de retorno do investimento?

É importante que o cliente seja atendido satisfatoriamente e tenha seu problema solucionado ou amenizado, mas é preciso fazer a gestão do negócio para que o médico identifique se é algo vantajoso para si. Não é só gerir a empresa para atender melhor, mas é sobre poder constatar com números se o empenho está tendo resultado.

O Médico S.A.

Falamos tanto sobre qualidade de vida do paciente hoje em dia, do quão importante é manter estrutura, marketing, valor percebido etc., que, por vezes, nos esquecemos de focar na qualidade de vida do médico, como dono de um negócio que cuida de pessoas.

Portanto, de certa maneira, toda essa gestão irá auxiliá-lo em poder pensar em seu presente e futuro com mais tranquilidade, definindo estratégias profissionais e pessoais. Dessa forma, é preciso que a pessoa física esteja em harmonia com o Médico S.A. Assim, todos sairão ganhando.